UEG elabora plano de trabalho em busca de excelência
Plano tem como meta a formação de agenda de trabalhos que irá colocar a UEG entre as principais instituições de ensino superior do Brasil
O Plano de Trabalho Anual 2017/2020 da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi apresentado às direções dos 42 câmpus da instituição. Ancorado em oito compromissos institucionais, o plano prevê 143 ações a serem executadas por todos os departamentos da Instituição. Elaborado pelas equipes da Reitoria, o Plano tem como meta a formação de uma agenda de trabalhos que irá colocar a UEG entre as principais instituições de ensino superior do Brasil.
O plano é resultado dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Reitoria no Câmpus, dos diálogos estabelecidos com às direções dos câmpus e das conversas com a comunidade acadêmica. Esse afinamento teve como resultado uma agenda de trabalhos detalhada com as demandas prioritárias e os desafios a serem superados para o alcance das metas.
Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Christiano de Oliveira e Silva, esse é um momento importante para a condução da Universidade nos próximos anos.
“Depois de estudos e debates, a reitoria apresenta às gestões dos câmpus o planejamento e as ações que serão trilhados para que a UEG alcance níveis de qualidade e excelência para alcançar a meta de estarmos entre as maiores instituições de ensino superior do País, da região e do Estado”, observa.
Planejar, executar e monitorar
Para Cláudio Stracheira, assessor de projetos da Reitoria, os oito compromissos nos quais se ancoram as ações são pontos de convergência das ações a serem desenvolvidas. Para ele o impacto dos oitos compromissos é que garante o alcance da excelência e da qualidade institucional almejadas. Nessa perspectiva, os trabalhos serão desempenhados em rede, em que o trabalho de cada um é necessário para o êxito do PTA.
A intenção é que no próximo ano os compromissos estruturem um Programa de Gestão a ser desenvolvido nos anos seguintes. O programa é o passo além do planejamento, pois nele, além do detalhamento dos trabalhos estará definido também o orçamento e as fontes de recursos necessárias para a execução das ações.
Tão importante quanto o planejamento e execução das ações será o monitoramento dos trabalhos. Para tanto, um grupo de monitoramento foi instituído por representantes das pró-reitorias, gerências e coordenações para acompanhar mensalmente o desenvolvimento da agenda.
Para o reitor da UEG, Haroldo Reimer, esse é um passo primordial para garantir a continuidade do crescimento da Instituição nos próximos anos.
“Nós estamos planejando o futuro da UEG. Os seus próximos passos e as bases para que ela figure em altos patamares. Esse é um trabalho coletivo, que todos têm participação efetiva. A excelência que tanto almejamos será o resultado desse empenho”, afirma.