Sentir frio emagrece até 6 vezes mais que fazer exercícios
Um estudo australiano afirma que sentir frio a ponto de tremer pode ajudar a emagrecer mais que fazer exercícios físicos. Segundo esse estudo, se você deseja perder peso já pode colocar sua roupa de ginastica no guarda roupa e ligar o ar condicionado nos 16 °C. As informações são do Hypescience.
Segundo a publicação, a pesquisa foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Sidney, que concluíram que tremores de frio e turnos de exercício moderados são igualmente capazes de estimular a conversão da “gordura branca”, que trabalha no armazenamento de energia, em “gordura marrom”, que estimula a queima de energia.
De acordo com o estudo realizado pelo endocrinologista Paul Lee, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, cerca de 50 gramas de gordura branca alojam mais de 300 quilocalorias de energia. A mesma quantidade de gordura marrom pode queimar até 300 quilocalorias por dia.
O estudo também indicou que se você ficar exposto a tremores de frio, entre 10 e 15 minutos, equivaleria a prática de exercícios físicos moderados por uma hora. Ou seja, gastaria até 6 vezes mais calorias do que fazendo exercícios.
A pesquisa ressalta porém os perigos da superexposição ao frio excessivo. “É importante que, se quisermos nos expor ao frio, que seja uma exposição ao frio suave”, avisou o pesquisador.
O estudo foi publicado na revista “Cell Metabolism”.