Como ler o rótulo de um vinho?
Para os bons apreciadores de vinho, o rótulo do produto diz muita coisa. As informações vão muito além do ano em que ele foi fabricado e mostram até a região de origem da uva que foi usada na fabricação do produto.
Tantas informações podem ser complicadas de decifrar. Neste artigo, trataremos de todos os dados que o rótulo de um vinho contém e como podemos entender o que cada informação diz.
O principal e maior nome que é exibido no rótulo geralmente é o nome do vinho, porque auxilia na distinção entre produtos e facilitar sua divulgação. Logo abaixo do nome, vem a safra, ou seja, o ano em que o produto foi engarrafado. Vale lembrar que nem sempre vinhos mais antigos são melhores.

- Defesa Civil emite novo alerta de temporal com chuva e ventos intensos na Grande Goiânia e em Anápolis
- Dia de Finados em Anápolis chama atenção pela ausência de chuva e presença de calorão
- Polícia Civil em Goiânia investiga misteriosa morte de ex-assessor de Wesley Safadão e da dupla João Neto e Frederico
O principal fator que determina o aroma e sabor do vinho é o que vem abaixo da safra: o tipo de uva.
Já na parte inferior do rótulo se encontra a região de origem da uva e da fabricação do vinho, sendo que algumas regiões são bem específicas. O quinto item apresentado no rótulo informa a procedência do vinho. Há produtores que apresentam certificações internacionais e alguns ficam conhecidos por apresentar tipos específicos.
O último item é o teor alcoólico, que se encontra no canto inferior esquerdo, que indica o estilo do vinho, se é leve, de mesa ou licoroso.





