Eclipse Lunar também poderá ser visto a olho nu em Anápolis
Fenômeno ocorre nesta sexta (27) e terá curta duração na cidade

Os apaixonados por fenômenos astronômicos já podem se preparar para apreciar um Eclipse Lunar total (quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra) na noite desta sexta-feira (27).
Já considerado o mais longo do século, o Eclipse terá 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial. No entanto, os anapolinos que quiserem vê-lo terão de se adiantar, pois o tempo de duração na cidade será curto.
De acordo com o Clube de Astronomia Cecilia Payne, a fase totalmente avermelhada da chamada “lua de sangue”, só poderá ser vista na cidade por apenas 12 minutos. A previsão é que a lua nasça em Anápolis já eclipsada às 18h01.
Apesar de durar pouco tempo, o site especializado APOLO 11 mostra que a lua estará 100% iluminada no município, o que deverá facilitar a observação.
Leia também
- Vídeo mostra congestionamento quilométrico após carreta estragar no trevo do Recanto do Sol
- Empresário de Anápolis que teve corpo queimado em incêndio de food truck precisa de doação de sangue
- Anápolis vai ter Circuito de Ciclismo com inscrições gratuitas e 4 etapas anuais
- Covid-19 volta a preocupar em Anápolis com aumento de internações e 11 mortes confirmadas
Quem desejar conferir o Eclipse com maior qualidade, deve procurar os pontos mais altos na cidade ou o Planetário, que disponibilizará gratuitamente o espaço para a população. Porém, não poderão ser utilizados os telescópios, uma vez que o Eclipse deve ser visto a olho nu.
O Planetário fica na Praça Augusto Cesar Miranda de Alencar, na Avenida Jamel Cecílio, bairro JK Nova Capital.
*Conteúdo originalmente publicado no Te Amo Anápolis