Por que motoristas estão ainda mais revoltados com a Uber e 99 em Anápolis

Há quem defenda a estratégia das empresas, comemore e até faça piada ao comentar a situação

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
Por que motoristas estão ainda mais revoltados com a Uber e 99 em Anápolis
Carro a serviço da Uber em trânsito com passageiro. (Foto: Divulgação)

A queda de braço entre as duas maiores empresas de aplicativo de mobilidade do Brasil está agradando os usuários em Anápolis, mas os motoristas parceiros da Uber e 99 na cidade não estão gostando nada disso.

Após o Portal 6 mostrar que ambas estão praticando preços menores em corrida de curta distância, a reação deles nas redes sociais e em diálogos com a reportagem foi de mais revolta.

“Já tinha notado essa redução da tarifa, mas ter a comprovação foi a gota d’água para muitos. Isso está ferrando com a gente porque o preço da gasolina e etanol só aumenta e elas [as empresas de aplicativo] não diminui a porcentagem que pegam do valor da viagem. As vezes chega a 40% do preço da corrida”, comentou um motorista parceiro sob reiterado pedido de anonimato, pois teme ser desligado de ambas plataformas.

“Os passageiros vão achar bom mesmo esses centavos a menos, mas para nós que estamos desempregados e estamos rodando mais de oito horas por dia a conta não fecha mais. Nessa onda aí a Uber e 99 vão inviabilizar a permanência de muitos motoristas”, reclamou outro.

Nas redes sociais, e dentro do espaço de comentários da publicação no Portal 6, a discussão também foi intensa.

Houve, no entanto, motoristas que não acham tão ruim e rebatem o argumento dos que reclamam.

Usuários e internautas também entraram na polêmica para defender as empresas de aplicativo.

E também condenar a prática da redução de preços sem compensação ao motoristas.

Os motoristas também têm parte nessa guerra, opinou outro leitor.

Se a guerra entre as empresas para disputar a preferência dos usuários está longe de terminar, as piadas com a situação também estão.

Possibilidade

Há saída, no entanto, para que motoristas e usuários fiquem satisfeitos e menos reféns das empresas.

É o que sugere Wallace Portilho, coordenador do curso de Administração e Ciência Contábeis da Faculdade Anhanguera Anápolis.

Segundo ele, um bom meio termo seria o motorista apostar numa estratégia personalizada, aproveitando a qualidade e experiência que os aplicativos tanto buscam junto aos usuários.

“Acho que o foco deveria ser nesse momento investir em contratos pré-fixados com clientes que já conhecem a qualidade do carro, pontualidade e atendimento do motorista. Assim, a garantia de alguns contratos pagaria os custos fixos suprindo a dificuldade que sentem nas corridas com custos mínimos mais baratos dos aplicativos”.

Entenda

Operando há menos de um ano em Anápolis, a 99 acirrou a competição no transporte por aplicativo na cidade com preço da corrida mais em conta que a Uber.

Em setembro de 2018, mês em que a 99 estreou por aqui, uma viagem de curta distância custava R$ 6,75 pela Uber.

A então concorrente brasileira cobrava R$ 5,80 e assim foi ganhando terreno no mercado local.

Após Uber reduzir preço mínimo da corrida em Anápolis, 99 contrataca

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

Jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduado em Docência em Comunicação pela Faculdade Cidade Verde (PR) e mestrando em Marketing Político pela Universidad del Salvador, de Buenos Aires.

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