Em ascensão, Coro Sinfônico de Anápolis realiza sua primeira turnê internacional
Grupo, fundado em novembro de 2017, é especialista em emocionar o público e vem alçando voos cada vez mais altos


O Coro Sinfônico de Anápolis (CSA) realizou sua primeira turnê internacional. O grupo desembarcou com 36 coristas, no Chile, para a 14ª edição do Encontro de Coros de Los Andes, entre os dias 07 e 11 de novembro. O CSA é um grupo municipal da Prefeitura de Anápolis, sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura.
Ele foi o único representante brasileiro convidado a participar e deu um verdadeiro show na capital, Santiago, além de cidades como Valparaíso, Viña del Mar e a comunidade Los Andes — com plateias de até 600 pessoas.
Apesar da tensão social no país, que passa por uma onda de protestos violentos contra o governo chileno, o evento reforçou a cooperação e amizade entre as nações.
“Um dos coros cantou virado para nós, com uma mensagem clara de fraternidade entre todos os que atenderam ao convite para participar do Encontro”, conta o maestro e coordenador do CSA, Rafael Pires Borges.
Um dos concertos, na Catedral Metropolitana de Santiago, estava para ser cancelado, há poucos minutos do horário previsto da apresentação, devido à iminência de um protesto surgir nas proximidades. Mas a Catedral acolheu a todos e o CSA emocionou chilenos e turistas estrangeiros.
“Eles foram uma benção para nós, um verdadeiro presente de Anápolis, trazendo paz em um momento tão turbulento”, agradeceu o diretor executivo do Encontro de Coros, José Ramón.

(Foto: Reprodução)
Experiência
Um mundo de descobertas e experiências se descortinou para cada um dos artistas do CSA, tanto no momento das apresentações, quanto nos momentos de descontração.
“Nos fortalecemos como pessoas e também o nosso ideal do que é ser músico, mas principalmente na responsabilidade de integrar um projeto como este”, conta a corista e professora da Escola de Música Maestro Antônio Branco, Pollyana Calazans.
Fundado em novembro de 2017, o nosso coro já se apresentou em encontros, eventos públicos e sociais, em Anápolis e outras cidades do Estado. Atualmente, 20 dos 41 coristas que compõem o grupo são atendidos pelo programa Bolsa Cultura.
“Esta turnê internacional também é um intercâmbio para nós da cidade, que receberemos um Coro trazendo o conhecimento, a visão e a experiência vivida nestes dias do Encontro”, destaca a secretária municipal de Cultura Eva Cordeiro.