Operação da ANP interditou 4 postos com gasolina adulterada em Anápolis
Dentre os estabelecimentos irregulares, um já havia sido autuado pelo mesmo motivo em agosto do ano passado
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encerra nesta sexta-feira (06) a operação que fiscaliza postos em Anápolis com possíveis adulterações nos combustíveis.
Em coletiva de imprensa, o especialista em regulação do órgão, Glauber Nicioli, contou que a equipe, desde a última segunda-feira (02), passou por 14 estabelecimentos e, dentre eles, quatro tiveram de ser autuados e interditados.
‘O foco é a verificação da qualidade do combustível, para ver se o consumidor está pagando pelo que está recebendo. Alguns postos foram interditados por estarem fora das especificações. Nós interditamos o bico e o tanque referente ao combustível’, explicou.
Conforme Glauber, foram constatadas irregularidades nos postos Napolitano, Tabocão e dois da Rede Kurujão, sendo que o Tabocão é reincidente por já ter sido interditado pelo mesmo motivo em agosto de 2019.
Questionado pelo Portal 6 sobre qual o critério utilizado para seleção dos postos fiscalizados, o especialista informou que a ANP define os alvos através de um planejamento de denúncias.
“Nós temos uma área de planejamento dentro da ANP que tem vários vetores e que dão o foco nessa ordem de serviço. A gente tem denúncias de consumidores, da polícia e Ministério Público. A gente junta tudo, tem alguns pesos, e define quais são os alvos da operação” explicou.
Veja na íntegra a coletiva de imprensa com Glauber Nicioli
Fiscalização
Durante a manhã foi a vez do Posto Carreteiro, na Avenida Brasil Norte, ser fiscalizado. Até o momento desta publicação, nenhuma irregularidade havia sido encontrada no local.
De acordo com Raquel Wayand Soares, química e especialista em regulação da ANP, todos os estabelecimentos precisam ter um profissional qualificado para fiscalizar o combustível caso o cliente exija.
Durante a aferição da gasolina, a profissional também explicou como o teste é feito e em quanto tempo demora a leitura do resultado para definir se o combustível está dentro das especificações. O percentual máximo de etanol permitido na gasolina é de 29%.