Goiás enfrentará nos próximos dias uma fase aguda da pandemia do novo coronavírus, com aumento de casos e óbitos pela Covid-19. Pelas projeções dos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), esse período deve ir até 27 de julho.
Em todo o estado, já há mais de 46 mil casos e 1.193 mortes registradas. Os índices de ocupação de leitos de UTI e enfermaria voltados ao tratamento da Covid-19 também seguem em alta, com a capacidade já esgotada na rede privada e em 84% de ocupação na rede pública.
Ismael Alexandrino, titular da Secretaria de Estado da Saúde, explica que apesar desse crescente aumento na ocupação de leitos hospitalares, tanto a rede pública quanto a particular estão aptas a ampliar esses atendimentos emergencialmente.
“A rede privada destina parte de sua capacidade de Unidade de Terapia Intensiva para Covid em cerca de 15%, mas eles têm capacidade de transformar leitos não Covid em leitos Covid, assim como nós também”, disse em entrevista à TV Brasil Central.
“Mas é fato que estamos vivendo uma grande pressão nos sistemas de saúde, com aumento no número de casos e internações”, completou o secretário, informando que teve início nesta quarta-feira (22) a testagem em massa anunciada pelo Governo de Goiás.
Segundo ele, a ação em parceria com a Fiocruz vai abarcar abarcar 240 mil pessoas em 78 municípios. Do tipo PCR, os testes serão organizados por meio do Dados do Bem. Lá, a pessoa se cadastra e é remetida a um posto de saúde. O resultado sairá no próprio aplicativo.
Pelo Twitter, a Secretaria de Estado do Governo (Segov) informou que o início da testagem em massa tem a previsão de ainda nesta semana entrar em operação em Anápolis.
#Coronavírus O governo_go inicia, a partir de hoje, a ampliação da testagem e do monitoramento, com o uso do aplicativo Dados do Bem. A ação começa por Goiânia, com quatro locais de testes RT-PCR. Ainda nesta semana deve entrar em operação na cidade de Anápolis. pic.twitter.com/Dkxe6eSpjI
— Segov (@Segovgoias) July 22, 2020
Navegue pelo assunto
Anápolis também fará parte de projeto de testagem em massa anunciado por Caiado
Solicitação do exame ocorre através de aplicativo que foi doado por empresa ao Governo de Goiás