Goiânia é uma das capitais do Brasil com o menor número de pessoas obesas no país
Dados publicados pelo Ministério da Saúde apontam também que homens estão mais suscetíveis a sobrepeso que mulheres
Um ranking publicado pelo Ministério da Saúde (MS) indica que Goiânia é uma das capitais brasileiras que menos sofrem com obesidade na população adulta.
Os dados foram reunidos na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Vigitel), que monitora fatores de risco e meios de proteção para doenças crônicas, através de investigações via telefone.
Dessa forma, os números coletados em 2021, apontaram que 56,29% dos goianienses com mais de 18 anos estão acima do peso ideal.
Com isso, a cidade está no 19º lugar do ranking nacional, que é liderado por Porto Velho (RO), com 64,41%. Na sequência, estão Manaus (AM) com 63,46% e Porto Alegre (RS), com 62,16%.
O estudo revela também que a população masculina da capital goiana é a que mais sofre com obesidade. Conforme a Vigitel, 62,14% dos homens estão com sobrepeso. Já entre as mulheres, esse índice é de 51,17%.
De modo geral, os números apontaram que as pessoas na faixa etária entre 45 e 54 anos (com 64,39%) e de 55 a 64 anos (com 64,06%) são as que mais estavam acima do peso ideal.