6 benefícios da cerveja na saúde que já foram cientificamente comprovados

Caso consumida de forma moderada, a bebida pode ajudar em diversas áreas do corpo

Gabriella Licia Gabriella Licia -
Quando consumida moderadamente, a cerveja pode trazer muitos benefícios para o corpo. (Foto: Reprodução)

Para os amantes de cerveja, existe uma boa notícia que vai alegrá-los: a bebida pode trazer consigo inúmeros benefícios para a saúde e muita gente ainda não sabe disso.

Além do mais, a nova categoria ‘low carb‘ das cervejas, pode ser consumida por pessoas que desejam emagrecer, pois possui pouquíssimas calorias e até mesmo por diabéticos, por não ter açúcar.

Mas vale ressaltar que a bebida deve ser consumida moderamente, por conter teor alcóolico e ser capaz de prejudicar outras partes do corpo.

Pensando nisso, o Portal 6 separou uma lista com alguns das vantagens que as cervejam podem oferecer e muito provavelmente você ainda nem imaginava. Confira!

6 benefícios impressionantes que a cerveja traz para o corpo e pouca gente sabe

Quando bebida moderadamente, a cerveja traz muitos benefícios para a saúde. (Foto: Segev Vision/Pexels)

6 benefícios da cerveja na saúde que já foram cientificamente comprovados:

1. Fortalece os ossos

Um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que o silício presente na cerveja, quando consumida moderadamente, auxilia na melhoria da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.

2. Protege o cérebro 

A cerveja possui propriedades antioxidantes e, quando aliadas aos compostos polifenóis e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Alzheimer e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Mas vale frisar que a proteção não tem a ver com a quantidade de bebida ingerida, ou seja, isso não será desculpa para sair ‘enchendo a cara’.

3. Combate ao estresse

O lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA. Essa substância ocasiona um efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso.

Com isso, é mais comum ver pessoas apresentando sinais de sonolências após alguns copos, já que o organismo foi preparado para um sono tranquilo.

4. Combate resfriados

Um grande estudo promovido por estudiosos da Sapporo Medical University pontuou que a cerveja pode ajudar a combater resfriados.

Isso acontece porque o humulone – um componente encontrado no lúpulo – é bastante eficaz contra o Vírus Sincicial Respiratório – grande causador da pneumonia e dificuldades respiratórias.

5. Aumenta a fertilidade nos homens

Um estudo publicado no Andrology Journal revelou que homens que consomem cerveja moderadamente durante a semana estão propensos a serem mais férteis.

Durante a análise, que observou os envolvidos por dois anos, os participantes que tomavam de três a sete copos por semana possuíam a quantidade de espermatozoide e o volume espermático mais altos em comparação aos demais.

6. Diminui a insônia

Assim como foi mencionado no terceiro tópico, o lúpulo age incisivamente na ação do neurotransmissor GABA, proporcionando uma boa e tranquila noite de sono. Mas atenção aos exageros.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.