Saiba quais as medidas que estão sendo tomadas em Goiás para conter a varíola dos macacos

Ao todo, cinco pessoas que estiveram recentemente no exterior já tiveram a doença confirmada no Brasil

Emilly Viana Emilly Viana -
Saiba quais as medidas que estão sendo tomadas em Goiás para conter a varíola dos macacos
Em Goiás, nenhum óbito foi registrado (Foto: Berkay Ataseven/Shutterstock)

Mesmo sem casos suspeitos da varíola dos macacos em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) preparou um protocolo de ações para lidar com a possível chegada da doença. Um alerta epidemiológico foi emitido às unidades da atenção primária e hospitalares das redes pública e privada, e a pasta têm conversado com as secretarias municipais.

Ao Portal 6, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirma que a orientação é para que as prefeituras fiquem atentas a possíveis suspeitas de contaminação.

“Seguimos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em uma situação hipotética, por exemplo, uma das principais ações de contenção será o rastreamento dos contatos do infectado”, indica.

A superintendente explica que, caso a população ou as autoridades de saúde desconfiem de provável diagnóstico, a orientação é semelhante às medidas adotadas contra a Covid-19. “A pessoa tem ficar isolada. Não se deve esperar a confirmação do exame, essa quarentena deve ser feita imediatamente”, aponta.

Ela esclarece que a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, pelas lesões da pele de quem está infectado. Além disso, objetos recentemente contaminados e o contato com pessoas que apresentam secreções respiratórias podem promover a transmissão.

A prevenção, segundo Flúvia Amorim, já é conhecida pela população. “As medidas são as mesmas que usamos para nos proteger do coronavírus. O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos”, ressalta.

Os sintomas iniciais são febre, calafrios, exaustão, dor de cabeça e fraqueza muscular, seguidos de inchaço nos gânglios linfáticos.

Brasil

Até esta quarta-feira (13), cinco casos de varíola dos macacos foram registrados no país. O Ministério da Saúde confirmou três infectados em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e outro no Rio de Janeiro. Todos estiveram recentemente no exterior.

Não há óbitos ou relatos ainda de transmissão do vírus dentro do território brasileiro.

Emilly Viana

Emilly Viana

Jornalista formada na Universidade Federal de Goiás. Escreveu para o Portal 6 até fevereiro de 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade