No Dia Internacional da Educação, um balanço do trabalho

Em dois anos de mandato enquanto vereador em Anápolis protocolamos quase 40 projetos de lei, a maioria deles voltados para a educação

Professor Marcos Professor Marcos -
No Dia Internacional da Educação, um balanço do trabalho
(Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje é o Dia Internacional da Educação e essa data é sempre um dia de comemoração, mas também de reflexão do muito que ainda temos que avançar para construir uma sociedade mais justa e solidária.

Em dois anos de mandato enquanto vereador em Anápolis protocolamos quase 40 projetos de lei, a maioria deles voltados para a educação. Pautas como a garantia dos direitos dos professores servidores administrativos, criação de hortas comunitárias, a garantia de gestantes e lactantes terem acesso à educação, incentivo a leitura, melhorias no contexto da alfabetização, combate a evasão escolar e nosso sonho maior: a presença de um psicólogo em cada escola pública

Muita coisa ainda não saiu do papel, mas serve de reflexão! Temos lutado por reajustes salariais e por melhores condições de trabalho, reformas das escolas, convocação do cadastro de reservas e valorização dos servidores. Já visitamos mais de 90 escolas municipais e dezenas de estaduais e particulares, fazendo palestras, formação de professores e conhecendo in loco a realidade de cada unidade.

Conseguimos avançar na criação de centenas de novas vagas para professores P4 e P5 na rede municipal, e conquistamos 24 novas vagas de licença para mestrado e doutorado. Nesses avanços tivemos a abertura do Poder Executivo e da secretária Eerizania Freitas, é preciso reconhecer.

Lutamos para manter os convênios do Patronato e Bom Samaritano com a rede estadual, buscamos recursos e emendas para a UEG e IFG, acreditamos que a educação pública, gratuita, de qualidade e com inclusão é fundamental para avançarmos também em ciência, tecnologia e inovação.

Essa caminhada só foi possível graças ao apoio de centenas de professores e administrativos que acreditam que a política com P maiúsculo pode ser feita, através do diálogo e da construção coletiva, somando esforços e superando desafios. Ainda temos muito pra conquistar!

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente é vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade