Saiba como receber assistência de graça para declarar o Imposto de Renda em Anápolis
Projeto conta com apoio do corpo docente do curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA


Para atender às necessidades da comunidade no período de declaração de Imposto de Renda (IR), a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) oferece assessoria contábil gratuita a quem precisa de ajuda. A partir deste ano, o prazo para declarar é do dia 15 de março até 31 de maio.
Para agendar atendimento do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que possui parceria com a Receita Federal, o solicitante deve enviar um e-mail para o professor de Ciências Contábeis, Anderson Carlos da Silva, no endereço [email protected].
A partir desta mensagem, o requerente terá orientação personalizada de preenchimento da declaração do IR, a depender de cada situação. O atendimento, destinado somente à pessoa física, é feito pelos próprios estudantes de Ciências Contábeis, com apoio do professor Anderson Silva em casos mais complexos.
A UniEVANGÉLICA também oferece os serviços de consulta ao CPF, restituição do imposto de renda, orientações em caso de entregas fora do prazo e Microempreendedor Individual (MEI). O NAF funciona das 13h às 17h30, de segunda à sexta-feira.
Penalidades
O contribuinte obrigado a declarar que não entregar o documento paga multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto de ano referente, podendo chegar a 20% para quem já possui dívida de imposto. Assim, a multa mínima é de R$ 165,74 para aqueles que não tem impostos prévios a pagar.
Outra penalidade para quem não declarar é que o CPF fica “Pendente de regularização”, o que resulta em possíveis problemas com contas bancárias, emissão de passaportes, programas sociais e empréstimos, entre outros.