Prefeitura de Goiânia começa a castrar gatos e cachorros de forma gratuita; saiba como conseguir

Procedimentos acontecem na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, no Jardim Balneário Meia Ponte, de segunda a sexta-feira

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Prefeitura de Goiânia começa a castrar gatos e cachorros de forma gratuita; saiba como conseguir
Animais de famílias hipossuficientes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) recebem atendimento ambulatorial e cirúrgico gratuitos, na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário. (Foto: Divulgação/ Amma)

Tutores de animais que possuem família com baixa renda em Goiânia podem realizar cirurgias de castração de pets de forma gratuita.

Os procedimentos são feitos na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) do Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, que fica no Jardim Balneário Meia Ponte. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Para garantir uma vaga, os tutores devem, primeiramente, comprovar a hipossuficiência financeira apresentando os seguintes documentos na recepção: cópia do Cadúnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade.

Após essa etapa, uma triagem é realizada para o agendamento de cirurgias de castração e os responsáveis pelos pets são chamados para levar o animal para o procedimento, conforme for a capacidade de castração da clínica.

De acordo com o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, a proposta tem como objetivo tornar o ponto uma referência na capital e, posteriormente, em toda a região.

“O projeto é tornar a unidade referência e, posteriormente, regionalizar o serviço, com implantação de outros pontos ainda completos, na capital”, ressalta.

As primeiras cirurgias de castração na clínica aconteceram na segunda-feira (17) e envolveram dois pets.

Vale lembrar que a UpaVet conta com um canil de isolamento, salas de recuperação, escovação, triagem, espaço para higienização do animal, além de hall cirúrgico, cilindros de gases medicinais e entre outros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.