Funcionária negra denuncia que colega imitou macaco e ameaçou matá-la dentro do Ânima
Hospital afirmou que está apurando o caso para tomar as devidas providências
Uma funcionária do Ânima Centro Hospitalar, de 47 anos, procurou a Polícia Civil (PC), nesta terça-feira (09), para denunciar uma colega que imitou um macaco e ameaçou matá-la dentro da unidade de saúde.
O Portal 6 apurou que elas trabalham no mesmo departamento e que as injúrias teriam ocorrido no vestiário do local, junto com outros funcionários, na última terça-feira (02). Era o último dia de trabalho da suspeita, que sairia de férias.
Na frente de outros funcionários ela chamou a vítima de “macaca preta” e “gorila preta”. Além das falas criminosas, ela também passou a bater no peito, imitando o gesto de um primata.
Posteriormente, também disse que odiava tanto a colega de trabalho que a vontade que tinha era de dar um tiro e matá-la.
A vítima foi avisada das falas por uma funcionária que estava presente no momento em que as ofensas e a ameaça foram proferidas.
O caso teria sido encaminhado para o RH da empresa, mas a vítima também decidiu procurar as autoridades para investigar o caso.
Em nota ao Portal 6, o Ânima afirmou que está apurando o caso para tomar as devidas providências e que não compactua com o racismo.
Leia a nota na íntegra
O Anima não compactua com o racismo. Defendemos a pauta da igualdade racial e diversidade, além de nos comprometermos constantemente em orientar todas as nossas equipes, de todos os setores, a oferecer uma assistência médica ética e humanizada.
Entendemos o nosso papel e responsabilidade social, e por isso buscamos incessantemente propagar a pauta racial dentro e fora das nossas unidades.
Estamos averiguando ocorrido e identificando os funcionários, a fim de tomarmos as medidas cabíveis.