Peixes do Parque Ipiranga são flagrados nadando de cabeça para baixo; entenda
Especialista explica o que estaria contribuindo para atitude dos animais e faz pedido à população
Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, peixes do Parque Ipiranga, em Anápolis, foram vistos nadando de cabeça para baixo, o que representa um alerta vermelho para a saúde dos animais.
Ao Portal 6 a médica veterinária, Elisângela Albuquerque, relatou as possíveis causas para tal comportamento.
“Na maioria das vezes, esses efeitos são causados pelo excesso de nutrientes nos lagos, o que gera a chamada eutrofilização das águas” relatou a especialista.
Ela ainda explicou que a que tem sido feito o controle de espécies invasoras exóticas, para que se conserve a fauna nativa. Peixes como as tilápias costumam fazer ninhos no fundo dos lagos, o que contribui para o acúmulo de matéria orgânica e excesso de nutrientes.
Este excedente se expressa através do mal cheiro, da diminuição da oxigenação na água e até na morte e debilitação de peixes, como visto no vídeo.
Um ponto de suma importância é a conscientização da população, de modo que os lagos sejam utilizados de maneira salubre e protetiva. Tendo isto em vista, foi feito um apelo aos frequentadores do parque.
“Solicitamos que os visitantes do parque não alimentem os animais, pois já existe acompanhamento e alimentação adequada nos lagos”, finalizou a doutora.