Conheça o país que é puro charme e deixa quem vai lá com a sensação de que voltou no tempo
Local conta com centenas de prédios, carros e tecnologias do século passado
Não é necessário uma máquina de viajar no tempo para saber como era a vida em 1960 e vivenciar algumas das sensações. Basta viajar aproximadamente 5 mil quilômetros, saindo de Brasília, até chegar em Cuba.
A capital, Havana, é a maior cidade do país, com aproximadamente 2,13 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
No centro histórico, é possível encontrar não só 900 edifícios que parecem transportar o turista para o passado, como também carros antigos e tecnologias ultrapassadas.
A sensação de viagem no tempo se dá por causa da manutenção dos patrimônios históricos, além do embargo estadunidense sofrido após a revolução cubana, que se deu entre 1953 e 1959.
Com isso, o país socialista não pôde ter relações comerciais com a potência e nem os aliados, o que impediu a chegada de novas tecnologias. Para se ter ideia, desde 2007, a internet é distribuída em pacotes semanais limitados.
Para ver as maravilhas da época que sobraram, é possível contratar um passeio pela capital com os carros antigos.
Alguns destaques vão para o Capitólio Nacional, Plaza de Armas, Museu Nacional de la Revolución, Avenida Malecon e Real Fábrica de Tabacos Partagás.
Além disso, há diversas opções de praias paradisíacas, como a Praia de Varadero, considerada uma das mais bonitas de Cuba. O local geralmente está lotado de turistas e moradores, mas os 20 km de areias brancas e mar azul não deixam de surpeender.
A Playa Pilar conta com dunas que chegam a 15 metros de altura, a Cayo Levisa possui areia branca coberta por manguezais que se estendem até a água cristalina e a Santa Lucia oferece areia dourada e mar esverdeado deslumbrantes, todas opções recomendadas para quem quiser curtir a natureza.
Para além da capital, ainda há outros locais que chamam atenção dos turistas, como é o casa de Pinar del Rio, Santiago de Cuba e Isla de la Juventude.