Moradores desvendam o mistério após encontrarem encomendas largadas na porta de casa
Em outros casos, pacotes foram abandonados na rua ou arremessados por cima de muros


Graças às câmeras de segurança de residências de Anápolis, moradores conseguiram desvendar o mistério do porquê algumas encomendas chegavam danificadas ou simplesmente apareciam na garagem, mesmo sem ninguém em casa para recebê-las.
Um entregador de compras online foi flagrado lançando os pacotes na porta de moradores e os deixando largados na calçada. Em alguns casos, eles são abandonados na rua ou arremessados por cima de muros.
O Portal 6 recebeu denúncias da prática nesta sexta-feira (11), vindas de moradores de diversas regiões da cidade, apontando a recorrência do ato.
“Compramos recentemente um presente, era um item frágil e delicado, mas sem qualquer cuidado, foi simplesmente jogado pelo muro. Tivemos que abrir e tirar da embalagem para garantir que não tinha danificado, mas foi um choque chegar em casa e encontrar a encomenda jogada no chão da garagem”, relatou Jeane Valverde, moradora do Bairro Jardim das Américas I Etapa.
A cena se repetiu no Anápolis City, de forma extremamente semelhante, onde moradores relataram que as entregas foram simplesmente lançadas na calçada. Pelas imagens, é possível ver o motociclista jogando os pacotes ao chão, até mesmo com certa violência, e partindo logo em seguida.
“Encontrei um envelope jogado na minha calçada (meu cartão de crédito), fui verificar nas câmeras de segurança e me espantei com o comportamento do entregador. Ao comentar com alguns vizinhos, passei a receber relatos de situações parecidas”, explicou Bruna Miranda, moradora do bairro da região Leste.

Entregador foi flagrado por câmeras de segurança em Anápolis. (Foto: Captura)
A situação preocupa consumidores, principalmente devido ao crescimento do e-commerce durante o período pandêmico. As compras online só aumentaram e, consequentemente, também as entregas. Na região Central de Anápolis, a situação também tem acontecido.
“Eu fiz uma compra e fiquei aguardando a entrega, enquanto fazia o rastreio através do aplicativo dos correios. No dia que o objeto saiu para entrega, não tinha ninguém em casa, então imaginei que iriam tentar entregar depois, mas o objeto foi atualizado como entregue. Quando cheguei em casa, vi a caixa no chão e ninguém estava em casa ainda. Me desesperei, porque havia comprado um perfume”, relembrou Yohanna Magalhães, moradora do Bairro Vila Nossa Senhora D’Abadia.
“No fim, deu tudo certo e não houve nenhuma avaria, mas é uma situação extremamente chata”, completou a anapolina.
Vale ressaltar que, para os serviços de aviso de recebimento (AR) e rastreio das encomendas funcionarem, é necessário que a entrega seja assinada pelo remetente. Em casos de ausência de pessoas no endereço, o entregador deve retornar com o pacote e emitir o relato da situação, sinalizando que foi feita a primeira tentativa.
🧐📦 Moradores desvendam o mistério após encontrarem encomendas largadas na porta de casa.
Em outros casos, pacotes foram abandonados na rua ou arremessados por cima de muros. pic.twitter.com/G4VLnQ5CHm
— Portal 6 (@portal6noticias) August 11, 2023