43 municípios de Goiás poderão receber cursos de Medicina aprovados pelo MEC; saiba quais
Proposta visa incentivar capacitação para fortalecer presença de profissionais em regiões de difícil acesso
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quarta-feira (04), o edital para abertura de 120 vagas do curso privado de Medicina em Goiás por meio do programa Mais Médicos – lei que cria incentivos de capacitação para fortalecer a presença dos profissionais em regiões de difícil acesso.
Ao todo, conforme o documento, 43 municípios do estado estão aptos para receber as oportunidades em dois novos cursos.
Entre os critérios utilizados para definir a lista de localidades goianas adequadas a receber as ofertas, estão: possuir média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes e ter hospital com pelo menos 80 leitos.
Além disso, também é necessário ter capacidade para abrigar curso de Medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas e não ter sido impactado pelo plano de expansão da disciplina nas universidades federais.
Uma das cidades mais cotadas para o recebimento das vagas é Varjão, única da listagem a aparecer com um Índice de Promoção da Desconcentração Médica (IPD)- número que considera a concentração de médicos pela quantidade de habitantes em relação à realidade nacional – alto.
Já na média alta, estão: Aragoiânia, Hidrolândia, Jandaia, Mairipotaba, Professor Jamil, Vianópolis, Cumari e Pires do Rio.
Em relação a média baixa, aparecem os municípios: Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Indiara, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Piracanjuba, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Corumbaíba, Nova Aurora e Santa Cruz de Goiás.
Entre os categorizados como baixa necessidade, figuram: Aparecida de Goiânia, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Pontalina, São Miguel do Passe Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Vicentinópolis, Anhanguera, Catalão, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Ouvidor, Palmelo, Rio Quente, Três Ranchos e Urutaí.
Vale ressaltar que, no total, serão abertas 5,7 mil vagas em 95 cursos, distribuídos em 1.719 municípios de todo o país.