Relembre a história do goiano que construiu o próprio carro, peça por peça, para economizar

Mesmo depois de todo o processo de montagem, homem ainda teve que mudar a lei vigente para que pudesse regularizar o automóvel

Davi Galvão Davi Galvão -
Relembre a história do goiano que construiu o próprio carro, peça por peça, para economizar
Saveiro GL artesanal feita por Paulo. (Foto: Jornal Nacional)

Quando se pensa em comprar um carro, é normal fazer uma consulta de preço com as principais concessionárias, ou mesmo procurar anúncios em sites de veículos usados. Porém, literalmente construir o próprio veículo é uma ideia que sequer costuma vir a tona. Pois foi exatamente isso o que um morador de Goiânia fez, ainda na década de 90.

Paulo César Alencar Costa ficou conhecido em todo o país após uma reportagem do Jornal Nacional, que foi ao ar em 1996, á época com 31 anos, contando sobre a curiosa atitude que o homem teve na hora de tomar essa decisão e que recentemente voltou a viralizar na internet.

Nas imagens, um bem mais novo William Bonner conta como o goianiense montou, peça por peça, uma unidade inteira da VW Saveiro.

Foram seis meses nos quais Paulo, que é engenheiro, procurava o veículo dos sonhos, porém não conseguiu achar uma opção boa e que coubesse no bolso.

Foi aí que surgiu a ideia de montar ele próprio o carro, aproveitando a experiência que possuía na área.

Paulo aproveitou a experiência que tinha como engenheiro para poder realizar a façanha. (Foto: Jornal Nacional)

E assim, parte por parte, foi nas revendedoras autorizadas para comprar as peças originais, seguindo a risca as instruções do manual de fábrica.

Ao total, foram oito meses na árdua tarefa de encontrar as porcas, parafusos, portas e demais engrenagens nos tamanhos exatos, mas finalmente, em 1992, a Saveiro estava pronta. Em toda essa aventura, o engenheiro acabou gastando menos do que a metade do preço original do carro. “Valeu a pena”, segundo ele.

Porém, o homem ainda enfrentou alguns processos burocráticos para regularizar o veículo, já que ninguém antes havia tentado algo igual.

Foi a custo de muita conversa com a Secretaria Nacional de Trânsito (à época Departamento Nacional de Trânsito) para que o regulamento fosse alterado.

De acordo com a resolução editada, para emplacar e licenciar o automóvel, foi preciso juntar todas as notas fiscais de cada uma das peças e obter um laudo de segurança aprovado pelo Imetro.

Hoje com 51 anos, Paulo possui um perfil online discreto e mora em Brasília (DF), e é claro, ainda possui a tão querida e histórica Saveiro consigo.

 

 

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

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