Conheça a cidade goiana que abriga a maior reserva de pedras preciosas do mundo
Município é conhecido também por belezas naturais e monumentos naturais dilapidados ao longo de milhões de anos


Na região Leste de Goiás, existe um município que é conhecido como o abrigo da maior reserva de pedras preciosas do mundo. Trata-se de Cristalina, localizada a 273 km de Goiânia.
E a ‘cidade dos cristais’ não ganhou esse nome por acaso. Isso porque, desde o século XVIII, época da expansão da mineração em Goiás, existem relatos de uma grande incidência dos minérios na região.
É possível encontrar diversas variedades dos cristais – principalmente quartzos rosas e brancos – ao se fazer uma rápida trilha pelas serras do município.
Dessa forma, a cidade possui um grande potencial turístico, já que visitantes de todos os cantos do mundo vão atrás dessas pedras valiosas.
Além disso, muitas pessoas vão até Cristalina para admirar a Pedra do Chapéu, um monumento natural de 340 toneladas apoiado há milhões de anos em uma base com pouco mais de um metro quadrado de área.

Pedra do Chapéu. (Divulgação/Prefeitura de Cristalina)
Por fim, o município possui diversas cachoeiras, rios, lagos e trilhas que podem ser conhecidas pelos turistas que desejam fortalecer os laços com a natureza.