Especialista alerta que “neblina” cobrindo o céu de Anápolis pode ser sinal de grande perigo
Mesmo fenômeno aconteceu na vizinha Goiânia e resultou em uma onda de destruição na cidade
Quem observou o céu de Anápolis no início da manhã desta segunda-feira (08) deve ter percebido uma espessa neblina cobrindo grande parte da cidade, em especial as regiões centrais. O que poucos devem saber, porém, é que a situação pode ser o sinal para um cenário de alerta.
É o que explica o PhD em Sensoriamento Remoto e climatologista da Estação Meteorológica da UniEVANGÉLICA, Eduardo Argolo, em entrevista ao Portal 6.
“Na realidade, hoje o fenômeno era de nuvens que estavam baixas. Não era neblina. Como estamos em Anápolis e a altitude é por volta de 1 mil metros, isso é mais fácil de acontecer e acaba cobrindo toda a cidade”, relatou.
Segundo o pesquisador, o evento que tomou conta do município era composto por nuvens do tipo stratus fractus, que estacionaram sobre a cidade como uma espécia de “cobertor de plumas”.
“Estamos sob influência da ‘ZCIS’, que refere-se à Zona de Convergência Intertropical, uma faixa de convergência dos ventos alísios do hemisfério Norte com os do hemisfério Sul, ocorrendo principalmente sobre regiões equatoriais”, apontou.
Isso pode resultar em chuvas intensas e frequentes no Centro-Oeste, o que acende um alerta para os próximos dias em Anápolis.
Um exemplo do nível que as precipitações podem chegar ocorreu ainda neste domingo (08), quando a vizinha Goiânia recebeu 80 mm de chuva – registrando também diversos casos de verdadeira destruição, através de alagamentos e enxurradas, que acabaram com bens materiais, veículos e até mesmo estabelecimentos.
Diante disso, o especialista frisou que é importante ter cuidado redobrado, em especial nas regiões da cidade que possuem histórico de problemas ocasionados pelas chuvas.
A Defesa Civil também emitiu um alerta com riscos de tempestades e ventos fortes em Anápolis já a partir desta segunda-feira (08).
*Colaborou Caio Henrique.