Goiânia deverá enfrentar fortes chuvas nesta semana; saiba como se proteger durante os temporais
Segundo os climatologistas, um corredor de umidade, saindo do Norte em direção ao Sudeste do país, estaria acarretando chuvas torrenciais em Goiás
Com a previsão de fortes chuvas para Goiânia, a Defesa Civil do município emitiu um alerta para a população, apontando formas de se proteger e garantir a segurança durante as intempéries.
As equipes do orgão trabalham na prevenção de casos emergenciais, de modo que dispõem de diversas medidas para evitar catástrofes. O alerta foi emitido devido à previsão, expressa pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Segundo os especialistas, um corredor de umidade, saindo do Norte em direção ao Sudeste do país, estaria acarretando chuvas torrenciais em Goiás. Com o cenário agravado pela ocorrência do fenômeno El Niño, a previsão é que ocorram precipitações isoladas com ventos de até 40 km/h.
“A previsão de eventos extremos é devido ao fenômeno El Niño, considerado pelos especialistas como ‘Super El Niño’, que se caracteriza por chuvas extremas, ondas de calor e ventos fortes. Com isso, as medidas preventivas são de grande importância para evitar incidentes”, destacou o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias.
Saiba como se proteger
O primeiro ponto para evitar tragédias ocasionadas pelas más condições do tempo é acompanhar a previsão e os avisos meteorológicos, de modo a prevenir o que pode ocorrer em cada região. Outra prática importante é evitar a travessia de vias alagadas, especialmente onde a água supera o meio fio.
Trafegar em meio a tempestades também representa um risco, de modo que o ideal é buscar abrigo em locais seguros como estacionamentos de supermercados ou shoppings. Estacionar embaixo de árvores é outra contraindicação, devido à possibilidade de queda ou atração de raios.
Por fim, é importante acompanhar o ritmo de subida das águas, em especial nas áreas de inundação, de risco de deslizamento de terra e até construções que apresentem rachaduras e problemas estruturais. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.