Veja quantos dias um alimento pode ficar congelado sem estragar
Especialistas alertam para os curtos prazos, além de alguns cuidados com itens especiais e derivados de leite
Com a vida corrida e agitada que levamos, a praticidade e “lei do menor esforço” em tudo que se vamos fazer se tornaram mantras sagrados a serem seguidos na vida adulta.
No quesito alimentação, então, a regra é buscar e ir atrás de gastar o menor tempo possível com preparo de alimentos. E é nesse contexto que as comidas congeladas entram em cena.
Assim, por oferecerem praticidade e economia de tempo e dinheiro com deliverys e comidas industriais, os congelados viraram febre nos lares brasileiros.
Veja quantos dias um alimento pode ficar congelado sem estragar
No entanto, o que muitas pessoas não se recordam é sobre a duração do tempo de armazenamento de cada alimento e que isso varia segundo o tipo e sua forma de preparo.
De acordo com a Nutricionista mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo(USP), Priscila Primi, em entrevista ao jornal O Globo, é interessante tomar algumas medidas.
A especialista conta que, em geladeira, um alimento pronto pode ficar armazenado de três a cinco dias, segundo consta nas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Já para laticínios e preparações à base desses ingredientes, a recomendação é de consumo de até três dias.
A nutricionista alerta que alguns tipos de alimentos com muita água, por exemplo, não prestam para congelar porque alteram na textura e sabor. Importante observar esse ponto.
A chef e apresentadora Rita Lobo, do programa “Cozinha Prática com Rita Lobo”, no GNT, reforça que a comida pronta e congelada pode ficar até três meses na geladeira.
E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, leia essa outra aqui também e surpreenda-se:
6 alimentos que ficam deliciosos quando estão congelados e você precisa experimentar
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias!