Lugares em Goiás para passar final de semana com paz e sossego
É possível aproveitar momentos paradisíacos e extremamente satisfatórios sem nem ter que sair do estado

Por mais trabalhador e esforçado que o povo goiano seja, não há quem consiga sobreviver apenas de trabalho 24 horas por dia, sem parar. Às vezes, é necessário dar uma pausa e se afastar um pouco dessa rotina tão corrida.
Ainda bem que Goiás consegue também atender a esta demanda, sendo uma região riquíssima em belezas naturais e lugares para se espairecer.
Pensando nisso, o Portal 6 separou alguns locais ideais para poder aproveitar o final de semana, com direito a muita paz e sossego.
Lugares em Goiás para passar final de semana com paz e sossego
1. Mambaí: Localizada na região Leste do estado, a cidade possui diversas cachoeiras, lagos, cavernas e cânions que são um convite ao contato com a natureza.
Além do ecoturismo, o município também tem opções para quem tem uma alma mais aventureira. Dentre elas estão o pêndulo em cachoeira, rapel em caverna e tirolesa. Ou seja, o que não falta são atrações para todos os gostos.

Poço azul é um dos mais belos locais de Mambaí. (Foto: Site Mala de Aventuras)
2. Parque Estadual da Serra Dourada: Localizado a cerca de 150 km de Goiânia, o Parque Estadual da Serra Dourada é uma opção de passeio para quem quer curtir a natureza sem precisar ir muito longe.
O local conta com vários atrativos e pontos de beleza cênica como cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade de cobertura vegetal e faunística, constituindo-se como um verdadeiro patrimônio ecológico para o Estado de Goiás.

(Foto: Reprodução)
3. Cânions do Rio Araguaia: Localizado no município de Baliza, os Cânions do Rio Araguaia ficam a 410 km de Goiânia e são formações rochosas impressionantes, esculpidas pelo rio ao longo dos milênios. Os visitantes podem fazer passeios de barco para apreciar a beleza dos cânions e nadar em praias fluviais desertas.
Leia também
- Conheça a “Capital das Cachoeiras” em Goiás que impressionou até mesmo Ana Maria Braga
- Conheça a cidade goiana que faz fronteira direta com Minas Gerais e esconde paraíso
- Conheça as 10 cidades goianas onde os moradores mais têm sorte para ganhar na loteria
- Conheça a história por trás das pedrinhas das ruas de Pirenópolis
Apesar de uma parte considerável do Rio Araguaia ter um ritmo bastante acelerado, nessa região as águas se acalmam, proporcionando uma experiência tranquila e relaxante.

Cânion do Rio Araguaia. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
4. Pousada Santa Bárbara:

Pousada Santa Bárbara. (Foto: reprodução)
Localizada no coração do Cerrado Goiano, em Vila Propício, encontra-se a Pousada Santa Barbara, que agrega em um só estabelecimento conforto, segurança, diversão e lazer.
Nas instalações, é possível aproveitar as áreas das piscinas, churrasqueira e parque infantil, além de também contar com restaurantes disponíveis ao público e, é claro, o tradicional café da manhã colonial.
5. Vale da Lua: Localizado na Chapada dos Veadeiros, as formações rochosas e cristais de mais de 1 bilhão de anos fazem do Vale da Lua uma das atrações turísticas mais belas do estado.
O local é assim chamado devido à aparência lunar de suas rochas, que foram moldadas pela água e pelo vento, criando um ambiente árido e inóspito, semelhante ao solo encontrado no satélite natural da lua.

Vale da Lua. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
6. Cachoeira Santa Bárbara: A Cachoeira Santa Bárbara é uma das principais atrações turísticas da Chapada dos Veadeiros. Com águas cristalinas e de cor azul-turquesa, é um lugar perfeito para quem deseja relaxar e apreciar a natureza exuberante da região.
Para acessar a queda d’água, a porta de entrada é o povoado Kalunga Engenho II. Como é obrigatória a presença de um guia, normalmente os visitantes já contratam alguém do próprio povoado.

Cachoeira Santa Bárbara. (Foto: Reprodução/Monique Renne)