Ânima registra surto de diarreia e vômitos entre funcionários, pacientes e acompanhantes
Situação teria começado após jantar de terça-feira (28) e almoço de quarta (29). Unidade está realizando exames de fezes
Atualizada às 13h03
Vômitos, intensa diarreia, dores de cabeça, fraqueza e até perda de olfato e apetite. Diversos servidores, pacientes e acompanhantes do Ânima Centro Hospitalar relataram estar sentindo esses sintomas, ainda de origem desconhecida.
Ao Portal 6, vários funcionários informaram, sob condição de anonimato, que a situação teve início no jantar de terça-feira (28) e se repetiu após o almoço de quarta-feira (29).
“Jantei durante o último plantão, na terça-feira, e estou passando mal desde então, com desconforto abdominal, dor de cabeça, e hoje cheguei a vomitar. Eu e muitos colegas, de diversos setores. Desde ontem, às 14h, não consigo sentir cheiros nem comer nada”, desabafou um servidor.
As náuseas, acompanhadas de vômito e forte diarreia, estão impossibilitando o trabalho de alguns profissionais e afetando também os tratamentos dos pacientes. Embora ainda em investigação, a principal hipótese entre os envolvidos é que o problema tenha sido causado ou transmitido pela comida.
“Um colega passou a noite com diarreia severa. Outro está de plantão agora e relatou dificuldades para trabalhar. A unidade está prestando apoio, aplicando exame de fezes em quem é possível para identificar a causa”, explicou outra servidora.
Formulários estão sendo distribuídos entre os afetados para realizar triagens e exames sistêmicos, visando descobrir a causa do surto. As Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de Anápolis já foram informadas e estão acompanhando os procedimentos.
Outra questão levantada é que muitos profissionais fazem plantões duplos, trabalhando em outras unidades, especialmente no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana). Portanto, há também a possibilidade de que a virose ou bactéria tenha surgido em outro local e sido trazida por pessoas que frequentam ambos os hospitais.
Leia nota do Ânima na íntegra:
Ânima Centro Hospitalar, de Anápolis (GO), informa que acionou, imediatamente, a diretoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Anápolis para ajudar na identificação imediata da causa e origem do problema, que nunca havia ocorrido, desde a inauguração da unidade, em 2017.
Atualmente, estão sendo coletadas amostras para exames laboratoriais em colaboração com o órgão epidemiológico competente para identificar a etiologia. O Ânima Centro Hospitalar reforça que está prestando toda assistência e apoio necessário aos colaboradores, garantindo suporte adequado aos funcionários afetados e colaborando com as investigações, e lembra ainda que os atendimentos médicos ambulatoriais e de emergência do hospital seguem
funcionando normalmente com toda segurança médica e hospitalar necessária.