PC cumpre mandados no Centro de Zoonoses em Goiânia e contra médico suspeito de praticar eutanásia em cães saudáveis

Ordens judiciais foram cumpridas nas residências e sedes do órgão

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra uma das cadelas mortas, que vivia em situação de rua (Foto: Divulgação/ PC)

A Polícia Civil (PC) cumpriu mandados de busca e apreensão na Diretoria de Vigilância em Zoonoses de Goiânia e contra um médico-veterinário servidor do órgão, suspeito de ter praticado crime de maus-tratos contra animais. As ordens foram realizadas na terça-feira (02). 

De acordo com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da capital, o profissional é suspeito de ter realizado eutanásia – ato intencional de proporcionar morte indolor para aliviar o sofrimento – de dois cães saudáveis e sem justificativa legal. 

Conforme investigações, os animais foram eutanasiados no dia 09 de maio. Um deles foi recolhido na rua e outro levado ao órgão pela tutora, que teria pedido o procedimento – o que é considerado crime, uma vez que o cão não apresentava problemas de saúde. 

Segundo a PC, as ordens judiciais foram cumpridas na residência do médico e no órgão. Em ambos os locais foram apreendidos documentos, medicamentos e objetos, a fim de auxiliar na investigação do crime, bem como se ocorreram outros atos criminosos. 

A suspeita, conforme indícios, é que há supressão parcial de livro oficial do órgão visando encobrir os crimes. Toda a ação contou com o apoio da Polícia Técnico-Científica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.