População é orientada a voltar usar máscara em Goiás
Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma série de recomendações para a população diante do cenário atual
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma série de recomendações para a população de Goiás, tendo em vista o cenário atual de calor, baixa umidade e muita fumaça na atmosfera, decorrentes das queimadas.
Conforme a pasta, a situação exige cuidados redobrados, visto que pode provocar irritação das vias respiratórias e agravar problemas como asma e alergias.
Sendo assim, umas das orientações foi a de usar máscaras para sair de casa, de forma a proteger as vias respiratórias da fumaça.
“O uso de máscaras do tipo “cirúrgica”, panos, lenços ou bandanas pode reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas)”, destacou a SES.
Também apontou que alguns grupos exigem maiores cuidados, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. “Em caso de sintomas como dificuldade para respirar, tosse persistente, irritação nos olhos ou na garganta, é preciso buscar atendimento médico imediatamente”, detalhou.
Outras sugestões da secretaria, diante do cenário de forte calor e baixas umidades, foram: usar protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado e roupas leves; beber bastante água; e evitar exposição ao sol (nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, permanecer em ambientes frescos e ventilados).