Meteorologia: mapa traz nova configuração de chuvas para Anápolis
Falta de precipitações deve-se a grande concentrações de poluentes provenientes das queimadas na Amazônia e na região Centro-oeste
Apesar de a possibilidade de chuvas em Anápolis neste domingo (15) não ter se consolidado, a cidade ainda tem chances de receber pancadas de chuva nesta semana.
Conforme o climatologista Eduardo Argolo, as precipitações realmente tinham uma pequena chance de ocorrer no município e nas regiões do entorno, com a frente úmida tendo chegado bem próxima, conforme imagens em satélite.
Com isso, há probabilidade de que Anápolis ainda receba chuvas nesta terça (17) ou quarta-feira (18), ainda com baixa intensidade e de maneira esparsa.
O especialista revelou que já há outra previsão de chuvas, ainda em setembro, a partir do dia 23, que também pode alcançar a região da cidade, também em baixo volume, sendo que, a partir do dia 27, espera-se haver uma maior regularidade no cenário.
Apesar disso, Argolo declarou que volumes mais consideráveis só devem ser vistos em outubro, especialmente a partir do dia 08, sendo que, ainda assim, o mês deverá ter índices pluviométricos de 10 a 50 milímetros abaixo da média.
Chuvas abaixo do normal
Conforme as projeções observadas pelo climatologista, a falta de chuvas, bem como o clima seco, devem-se a grande concentrações de poluentes provenientes das queimadas na Amazônia e na região Centro-oeste.
Desse modo, tais partículas atuam como um bloqueio, que dificulta a entrada da frente úmida que vem das regiões Sul e Sudeste.