Incêndio: Parque da Chapada dos Veadeiros está fechado para visitações

No total, mais de 60 profissionais atuaram no combate às chamas

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás. (Foto: Divulgação/ICMBio)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), em Alto Paraíso de Goiás, está fechado para visitações após o surgimento de um novo incêndio, iniciado na quarta-feira (25). O mesmo ocorre com o Parque dos Pirineus, em que as chamas começaram a consumir a região há cinco dias. 

As chamas começaram nas proximidades da Vila de São Jorge. Por conta disso, tanto as trilhas quanto os demais atrativos do local estão impedidos de serem visitados. 

Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários atuam no combate às chamas.

O primeiro incêndio ocorrido no parque neste mês durou seis dias e foi controlado no dia 11 de setembro. No total, mais de 10 mil hectares – dentro e fora do local – foram destruídos, conforme o ICMBio. 

Ao todo, o combate contou com a mobilização de 121 profissionais, entre brigadistas, servidores do Instituto Chico Mendes e do Ibama, colaboradores da Aliança da Terra e voluntários

A operação teve ainda dois aviões Air Tractors, um helicóptero e 50 veículos – dentre eles caminhões, caminhonetes e carros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.