Conheça o queijo típico da culinária síria em Goiás

Receita de produtor goiano se destacou ao receber importantes selos de qualidade com renome nacional

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Ariche, tipo de queijo sírio. (Foto: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)
Ariche, tipo de queijo sírio. (Foto: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)

Se destacando cada vez mais na produção de queijo, Goiás têm se mostrado um forte nome ao inovar com variações dessa iguaria brasileira.

Mas não bastando fabricar produtos clássicos, uma queijaria de Itauçu, a 69 km de Goiânia, decidiu sair da caixinha e fundir a culinária local com a gastronomia síria, produzindo uma receita única de “ariche”.

O alimento, conhecido pela origem árabe, é fruto de uma combinação do leite de vaca ou ovelha com uma série de temperos e ingredientes especiais.

Por trás dessa criação está Eduardo Helou, que decidiu deixar uma extensa carreira em Relações Internacionais para seguir por um caminho totalmente diferente.

Buscando novas experiências, o homem se mudou com a família para a zona rural de Itauçu, onde adotou um novo estilo de vida. Foi assim que, retomando a história dos antepassados, ele decidiu iniciar a produção do ariche.

Produção é feita na Queijaria Helou. (Foto: Maria Antonieta Toledo/Comset Agrodefesa)

O trabalhador iniciou o projeto ao contatar um produtor de leite da região, que, após se especializar em cursos, começou a fornecer a bebida em grande escala.

Em conjunto com técnicas especiais para a produção da iguaria, hoje, a queijaria Helou tem se destacado no setor de queijos artesanais, inclusive recebendo os disputados selos Arte e de Queijo Artesanal, concedidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e inspecionada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Ao todo, semanalmente, a empresa processa mais de 600 litros de leite, que resultam, em média, em 500 peças de ariche, de 150 gramas cada, além de comercializar versões ao natural, com adição de zatar e com adição de zatar e pimenta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias