Governo de Goiás prorroga inscrições para ensino médio em colégio pioneiro que vai preparar alunos para atuar no agro
Unidade conta com internato, onde os selecionados poderão permanecer durante o período escolar


Restam poucos dias para o término das inscrições para as primeiras turmas do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela. A unidade agroescolar do Governo de Goiás será comandada pela Emater e Secretaria de Educação.
Podem se candidatar estudantes de todo o estado até dia 4 de novembro e a inscrição pode ser feita mediante o preenchimento do formulário de inscrição.
A seleção é para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação técnica em Agropecuária. A unidade funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás, localizada em Goiânia.
Estão previstas 60 vagas, para duas turmas de 1ª série. Alunos que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental até o final de 2024 podem se inscrever por meio do formulário on-line.
O processo seletivo será realizado em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar do ensino fundamental, análise da carta de intenção e entrevista.
A iniciativa é inédita e pretende formar técnicos aptos a trabalhar na extensão rural ou dando sequência à sucessão familiar.
A metodologia empregada alterna sala de aula com campo, incentivando os alunos a darem continuidade ao trabalho já realizado, por exemplo, pelos pais.
Com o novo modelo de aprendizagem, os estudantes passarão um mês no Agrocolégio em tempo integral e, ao retornarem para casa, poderão aplicar no campo o que aprenderam com os técnicos agropecuários e especialistas da Emater Goiás.
As aulas das primeiras turmas terão início em 2025 e contarão com auxílio de profissionais especialistas de diversas áreas que atuam na Emater durante as práticas educativas.
Já em 2026, a previsão é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade.
Em 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada.
Para mais informações sobre o método de ensino, basta acessar o edital.