Saiba quem pode e como solicitar aplicação de DIU de forma gratuita pelo SUS em Goiás

Método contraceptivo consiste em um pequeno objeto de plástico flexível, no formato T ou Y

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Saiba quem pode e como solicitar aplicação de DIU de forma gratuita pelo SUS em Goiás
DIU (Foto: Agência Gov)

O Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás disponibiliza que mulheres possam colocar o dispositivo intrauterino (DIU) de forma totalmente gratuita.

O método contraceptivo consiste em um pequeno objeto de plástico flexível, no formato T ou Y, que é inserido dentro do útero para prevenir a gravidez. Ele possui 99% de eficácia e pode ser usado por até 10 anos. – variando a depender do modelo.

No estado, qualquer mulher entre 16 anos até a menopausa pode realizar o pedido. O contraceptivo, inclusive, pode ser adquirido um mês após a solicitação, que deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos.

O recomendável é que antes de ir até o local, a interessada ligue para a unidade a fim de saber se o procedimento está sendo realizado. A idade mínima é de 16 anos, sendo necessário a presença de pais ou responsáveis em caso de adolescentes.

Feito isso, a mulher participa de um grupo de planejamento, em que todos os métodos contraceptivos são apresentados e ela decidirá se quer realmente colocar o dispositivo.

Dentre os documentos obrigatórios que devem ser apresentados, estão: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência no nome da paciente ou dos pais (caso resida de aluguel, deve levar a declaração de residência).

Na sequência, é preciso marcar uma consulta com um ginecologista da unidade e realizar alguns exames para saber se a paciente tem propriedade física para colocar o contraceptivo. Após a avaliação, o médico irá agendar uma data para inseri-lo.

Após um mês de uso, a paciente deve retornar até a unidade para saber se o corpo se adaptou ou não ao método contraceptivo.  Há quatro tipos do dispositivo disponíveis, sendo eles: prata, Mirena, Kyleena ou cobre – sendo o último livre de hormônios.

No caso do DIU de cobre, por ser livre de hormônios, não há restrições para mulheres com câncer de mama.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade