Fila de espera ‘zera’ e cadastro de novatos em creches e escolas de Goiânia começa na segunda (18); saiba passo a passo
Será necessária a formalização do cadastro antecipado, com data limite para o dia 10 de dezembro para escolas e 7 de janeiro para Cmeis
Na próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de Goiânia dará início, a partir das 08h, à fase de realização e atualização do cadastro antecipado para interessados em vagas na rede municipal de educação, voltado para novatos. Os inscritos irão pleitear vagas nas Escolas, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A observação das datas limites é de suma importância para garantir a vaga, já que há alto déficit na rede.
Será necessária a formalização do cadastro antecipado, com data limite para o dia 10 de dezembro para escolas e 7 de janeiro para Cmeis, feito online. Para aquelas famílias que já possuam o cadastro, é necessário atualizar os dados e solicitar a vaga normalmente.
Vale pontuar que a fila de espera se encerra no final do ano, por isso a necessidade da atualização dos cadastros. Para começar, basta preencher o formulário disponível no site da SME. Ao entrar no site, clique na opção “E-matrícula” e depois no banner “Cadastro Antecipado”.
Devem ser inseridas, nesta primeira etapa, informações pessoais das crianças e estudantes no sistema, identificando se integram os grupos prioritários, os quais possuem vagas reservadas na Educação Infantil.
Confira abaixo o passo a passo do cadastro:
Passo 1:
No formulário, que é simplificado, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.
Passo 2:
Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserido nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:
* A mãe é trabalhadora autônoma e pode comprovar com comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
* A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
* A mãe é trabalhadora com Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
* Não é trabalhadora ou não pode comprovar.
Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até 5 documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria número 549, de 11 de dezembro de 2023.
Passo 3:
Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam pontos referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.
Após inserir os dados, é só concordar com o termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxílio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) até a data do início da pré-matrícula. Se for beneficiário do Benefício de Prestação Continuada – BPC, a família terá que confirmar os dados em uma das CREs.