Polícia Penal transfere 250 presos de Unidade Prisional de Anápolis para presídio em Aparecida de Goiânia
Movimentação de agentes nas imediações de unidade prisional chamou atenção de moradores


Quem passou pelas proximidades da Unidade Prisional de Anápolis nesta terça-feira (26) se deparou com uma movimentação intensa da Polícia Penal nas imediações do local. No entanto, apesar de ter gerado boatos, a ação visa reforçar a segurança no presídio no período de final de ano.
Conforme a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), em nota enviada ao Portal 6, 250 detentos foram transferidos para a Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia.
A movimentação seria uma ação preventiva para assegurar o controle do sistema prisional neste final de ano, estando incluída dentro da Operação Dominatus, que será realizado até o dia 05 de janeiro.
O órgão explica que a decisão vem devido ao fato de que, historicamente, os meses de novembro e dezembro são o período em que os detentos “mais tentam subverter a ordem, disciplina e segurança”.
“Utilizando uma abordagem integrada que envolve ações preventivas e reativas, promoveremos um ambiente seguro e controlado para os servidores, presos e população em geral”, afirmou Josimar Pires, diretor-geral da PP.
Sendo assim, a corporação promoveu também o aumento do efetivo de servidores nas unidades prisionais e intensificação das operações de revistas (gerais e estruturais).
Além disso, ampliou o patrulhamento nas imediações dos presídios e de abordagens dos reeducandos monitorados com equipamento eletrônico.
Vale destacar que a Dominatus integra a Operação Natal, lançada pelo Governo de Goiás com o objetivo de garantir a segurança em todo o estado durante as festividades de fim de ano.