Inmet: meteorologista aponta cenário para reta final de 2024 em Goiás

Após volumes históricos em novembro, surgimento de tempo seco e quente no estado acendeu preocupação sobre possível estiagem

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Inmet: meteorologista aponta cenário para reta final de 2024 em Goiás
Imagem mostra céu coberto de nuvens com prédios ao fundo.(Foto: Reprodução)

Após passar por um período de chuvas intensas como foi o mês de novembro, a diminuição do volume de precipitações, junto com dias quentes no começo de dezembro, preocupou moradores com a possibilidade de retorno das altas temperaturas em Goiás.

No entanto, essa não deve ser a realidade das próximas semanas, conforme a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves.

Ao Portal 6, a especialista explicou que o nível de chuvas que caiu em novembro foi o mais alto do registro histórico do estado. Isso porque o quantitativo foi de 480,7 mm, quando o previsto era 219,6 mm.

Contudo, esse cenário fora do esperado deve voltar à regularidade de chuvas mais brandas a partir desta quarta-feira (11), após alguns dias predominantemente secos e quentes.

“Dezembro deve ser dentro da média. Teremos chuvas mais distribuídas. Aquele cenário de calor de 30º C de máxima com alta umidade resulta em chuvas. Em algumas regiões, pode ser que varie para um pouco acima da média”, explicou.

Paulo Roberto Belém

Paulo Roberto Belém

Jornalista profissional, com passagem por veículos radiofônicos e impressos. Também possui experiência em assessoria de comunicação. Atualmente, dedica-se à cobertura do cotidiano de Goiás, sempre buscando aprofundar os temas com responsabilidade, sensibilidade e apuração rigorosa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade