6 alimentos que você deve evitar se quer ter uma boa noite de sono
Eles são ótimos para a alimentação, porém contraindicados para comer antes da hora da soneca. Busque evitar durante a noite

Para se ter uma boa noite de sono, alguns fatores precisam ser levados em consideração, senão tudo cai por água abaixo.
Assim, a nutricionista Karla Leal divulgou alguns alimentos que devemos ficar longe antes da hora de dormir, pois são inimigos do sono.
6 alimentos que você deve evitar se quer ter uma boa noite de sono
1. Proteínas pesadas
Esses alimentos demandam um tempo grande de digestão, o que vai gerar um desconforto enorme para cair no sono.
Leia também
- Ex-campeão alemão e mentor de Michael Schumacher morre e deixou um legado marcante na Fórmula 1
- Com a decisão do STJ, imóveis comprados antes do casamento mas pagos durante a união deverão ser divididos entre os ex-cônjuges
- Com a chegada da nova lei das loot boxes, jogos no Brasil terão restrições e só poderão ser acessados por maiores de 18 anos a partir de 2026
Na lista temos as queridinhas carnes vermelhas, assim como outros alimentos.
Caso for comer proteínas pesadas, os especialistas indicam comer mais cedo e dar preferência a alimentos ricos em fibras para uma noite de sono regular.
2. Café
O café não é recomendado porque tira o sono e aumenta o estado de alerta. Assim, os nutricionistas recomendam para adultos o consumo de até 4 xícaras por dia de 150 ml de café coado. Para crianças a partir de 12 anos, 130 ml de café coado. Já mulheres grávidas ou amamentando, 2 xícaras de 150 ml de café coado por dia.
3. Canela
Muita gente não sabe, mas a canela também ajuda a tirar o sono. O motivo é que ela possui um composto chamado cinamaldeído, que acelera o metabolismo e melhora a concentração e disposição física e mental. Sua ingestão diária é de até 6 gramas.
4. Pimenta
A pimenta também é uma inimiga declarada das boas noites de sono.
Assim, ela contém um componente bioativo com propriedades termogênicas que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, aumentando o estado de alerta. Ele se chama capsaicina. A ingestão recomendada é de 0,9 a 16g por dia e da pimenta vermelha.
5. Gengibre
Gengibre também não é recomendado, pois contém gingerol, um composto com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo do organismo, estimula a energia e tira o sono rapidamente. Assim, ele só pode ser consumido em chás e no máximo de 3 xícaras por dia. Ou então adicionado em receitas como sopas, saladas e sucos.
6. Chocolate amargo
Por fim, o chocolate com 70% de cacau está proibido antes de dormir. Isso porque ele contém quantidades de cafeína e teobromina, compostos bioativos que melhoram o foco e a atenção.
Também possui carboidratos, um nutriente que fornece bastante energia para o organismo e melhora muito a disposição física e mental. Nutricionistas indicam comer 1 quadradinho, ou 25g por dia.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!