Prefeitura de Anápolis anuncia distribuição de kits escolares para alunos e recursos para escolas adquirirem materiais de uso coletivo

Diversos pais receberam listas das unidades de ensino com itens para uso pessoal e também coletivo

Davi Galvão Davi Galvão -
Prefeitura de Anápolis anuncia distribuição de kits escolares para alunos e recursos para escolas adquirirem materiais de uso coletivo
Sala de aula de creche da rede pública (Foto: Bruno Velasco/Secom)

A Secretaria Municipal de Educação de Anápolis afirmou que já começou a organizar os repasses financeiros para que as escolas da rede municipal possam adquirir todos os materiais escolares de uso coletivo dos alunos, sem a necessidade de que os pais contribuam.

Outros itens necessários para o funcionamento adequado das unidades de ensino, voltados para comodidade, limpeza e segurança, também entram nesse recorte de gastos.

O anúncio vem em um contexto no qual, desde novembro do ano passado, listas de materiais têm sido entregues a pais e responsáveis, com a presença de itens tanto do âmbito pessoal do aluno, quanto coletivo da escola.

A nova gestão da Prefeitura já havia informado, entretanto, que não aprovava ou autorizada tais requerimentos. O prefeito Márcio Corrêa (PL) também já tinha se comprometido à compra de uniformes e kit escolar.

“Se estamos falando de educação pública, nenhuma família deve ser obrigada a custear despesas que o poder público tem que bancar”, afirmou o prefeito.

Segundo a secretária Adriana Rocha, a orientação é para que as escolas não enviem listas de materiais aos pais, pois todos os recursos já estão sendo providenciados para atender tanto os alunos quanto os profissionais de maneira eficaz.

“Antes, as escolas não recebiam o recurso que deveriam e por isso precisaram fazer a lista. Quando eles pedem, é com a intenção de cuidar das crianças da melhor maneira possível.”, destacou a secretária.

Nas redes sociais, porém, diversos pais se demonstrarem insatisfeitos com as falhas de comunicação entre as unidades de ensino e a Prefeitura, demonstrando receio com a possibilidade de as promessas não serem cumpridas.

“Mas até esses kits serem entregue, as crianças vão escrever aonde? Esses devia ser entregue no dia que faz a renovação de matrícula. Os materiais dos meus meninos, já foram comprados, eles vão levar quando começar as aulas, não tem como estudar sem materiais né”, disse uma.

“E eu só leio isso depois de já comprar tudo para as duas meninas”, lamentou outra.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.