Celulares onde o Pix vai parar de funcionar neste ano; veja se o seu está na lista
Expectativa do Banco Central é que implementação ocorra no mês de abril


O Banco Central anunciou mudanças importantes para o Pix em 2025, e alguns celulares mais antigos podem deixar de ser compatíveis com as novas funções do sistema de pagamentos instantâneos.
A novidade, prevista para abril, é que deve impactar esses aparelhos, é o Pix por Aproximação, que permitirá que os usuários realizem transferências e pagamentos apenas encostando o celular na maquininha ou no dispositivo de outra pessoa, semelhante ao que já acontece com carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay.
No entanto, para que essa tecnologia funcione, o aparelho precisa ter o sistema operacional atualizado e contar com NFC (Near Field Communication), recurso que nem todos os celulares mais antigos possuem.
Celulares que podem ser afetados
Modelos lançados antes de 2018 e que não receberam atualizações recentes correm o risco de não suportar a nova função do Pix.
Veja alguns exemplos:
- Samsung: Galaxy S9, Galaxy Note 9
- Apple: iPhone XR, iPhone XS
- Motorola: Moto G6
- Xiaomi: Mi 8 Lite
- Asus: Zenfone Max Pro
A ausência de NFC ou a falta de suporte para novas atualizações podem impedir que esses dispositivos utilizem o Pix por Aproximação.
Para verificar se o seu celular tem NFC, basta acessar as configurações do aparelho e procurar pela opção correspondente.
O Pix tradicional vai continuar funcionando?
Sim. Quem tiver um celular sem NFC ainda poderá usar o Pix tradicional, com QR Codes ou a inserção manual de chaves.
Além disso, outra mudança importante no sistema será o Pix Agendado Recorrente, que permitirá programar pagamentos mensais, como aluguel e mensalidades.
Segundo o Banco Central, essa funcionalidade será obrigatória para todos os bancos e fintechs até abril de 2025.
Ficar atento às atualizações e requisitos do Pix é essencial para continuar aproveitando todas as facilidades do sistema.