JBS é dona da fazenda onde ocorria abate clandestino de cavalos em Anápolis
Portal 6 entrou em contato com a multinacional, mas não obteve retorno


Atualização às 0917
A propriedade rural onde foi encontrado o abatedouro clandestino de cavalos para processamento de hambúrgueres em Anápolis está em nome da Swift Armour S/A – gigante estadunidense do ramo de carnes adquirida pela JBS em 2007 em uma movimentação de US$ 1,5 bilhão. A terra foi arrendada em 2017 para Helker de Paula Bento.
A gleba está situada na ‘Fazenda Lagoa Formosa, Catingueiro, Morro Limpo e Mato Amarelo’ em uma área de 127 alqueires.
No último domingo (09), o local foi palco de uma operação da Patrulha Rural da Polícia Militar, onde estavam diversas carcaças de cavalos e outros 40 animais em condições extremamente precárias.
Sangue, matadouro, cercas e uma pista de concreto – utilizada para escoar os animais antes da desossa – faziam parte do cenário.
Há indícios de que o local era utilizado para a atividade de abatimento insalubre de equinos há aproximadamente um ano.
Cronologia
Após uma denúncia anônima, no início da segunda-feira (10), a Polícia Militar encontrou um galpão, localizado na Vila União, em Anápolis, supostamente utilizado para o processamento e armazenamento da carne que seria preparada para ser vendida em formato de hambúrguer.
Vizinhos do espaço relataram que o trabalho era realizado somente durante a madrugada, reforçando a tese da clandestinidade.
Assim, uma equipe policial montou vigília ao longo de toda a madrugada a fim de aguardar um mandado de busca e apreensão – expedido na manhã desta terça-feira (11).
No local, a Polícia Científica encontrou diversos alimentos impróprios para o consumo, produtos sem etiqueta e armazenamento inadequado.
Leia a nota da JBS na íntegra:
A fazenda Lagoa Formosa não é operada pela JBS pois foi arrendada, em 2022, para o senhor Helcker de Paula Bento. A Companhia já notificou o arrendatário para que esclareça as denúncias.