Empresário de Anápolis descobre falha no aplicativo e ajuda iFood a evitar prejuízo milionário

Especialista em informática, Yuri Romano contou que sempre teve como hobby explorar bugs e falhas em sistemas, por diversão e curiosidade

Davi Galvão Davi Galvão -
Falha no Ifood foi descoberta pelo anapolino quase que por acidente. (Foto: Arquivo Pessoal)
Falha no Ifood foi descoberta pelo anapolino quase que por acidente. (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi quase que por acidente que o engenheiro de software, Yuri Romano, descobriu uma falha gravíssima envolvendo o Ifood Benefícios e trabalhou junto da empresa para garantir que malfeitores não se aproveitassem desse bug, no que poderia representar um prejuízo milionário.

O empresário anapolino, de 30 anos, possui uma empresa de gestão de dados e atua na área de informática há mais de uma década e contou que sempre teve como hobby procurar por falhas e outros bugs em programas, desde em jogos, quando mais novo, até em sistemas mais complexos.

Yuri atua na área de informática há mais de 10 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Yuri atua na área de informática há mais de 10 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fazia totalmente por diversão e um pouco de curiosidade também. Mas nunca no sentido de tirar qualquer proveito. A intenção era sempre entender o porquê dessas falhas e, claro, comunicar os desenvolvedores para poderem corrigir”, explicou.

Foi então que, ainda em 2023, enquanto funcionário e usufruindo do Ifood Benefícios – uma espécie de vale alimentação e refeição – Yuri descobriu o bug no sistema.

Basicamente, no momento em que o usuário movimentava os valores, decidindo para qual conta o dinheiro iria, uma falha permitia com que, em vez de transferir a quantia, o valor fosse simplesmente duplicado. “Não foi algo proposital, mas eu imaginei, pela estrutura do layout e do app, que poderia acontecer”, detalhou.

Assim que percebeu o que havia ocorrido, o empresário contou tudo para a companheira e, conforme ele, não tiveram dúvida sobre o que fazer com a descoberta.

“A gente sabe que muitas pessoas poderiam se aproveitar disso, não contar para ninguém e ir levando. Mas a gente não é assim. A primeira coisa que eu fiz foi entrar em contato, pelo e-mail, e explicar tudo”, relembrou.

Assim, a plataforma inicialmente pediu para que ele demonstrasse o passo a passo do bug, ao que ele novamente duplicou os valores, em aproximadamente R$ 40 mil. Assim, o Ifood efetuou as mudanças necessárias e corrigiu definitivamente a falha.

Yuri também publicou o ocorrido no Linkedin, com a postagem recebendo mais de 112 mil impressões em apenas um dia e até mesmo uma resposta do próprio Ifood, agradecendo pelo apoio.

Resposta do Ifood no post de Yuri. (Foto: Reprodução)

Resposta do Ifood no post de Yuri. (Foto: Reprodução)

Internautas também elogiaram a atitude do empresário, apontando que o resultado poderia ter sido bem diferente dependendo do caráter de outras pessoas.

“Parabéns, isso aí, agir com integridade sempre, esse é o melhor caminho!” e “Educação vem de berço amigo, parabéns pela atitude, eu faria o mesmo”, comentaram alguns usuários.

Confira a nota do Ifood sobre o episódio:

“O iFood Benefícios confirma que, em 2023, identificou uma falha específica em sua plataforma, que foi rapidamente solucionada. Na época, esta instabilidade também foi percebida e relatada por alguns usuários. A empresa reforça que, desde seu lançamento, investe continuamente na evolução de suas soluções e segue atenta às necessidades de seus clientes, aprimorando segurança, tecnologia, inovação e ferramentas tanto para o RH quanto para trabalhadores.”

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui e leia as últimas notícias de hoje!

 

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade