Cuidado! Contar essas mentiras no currículo pode colocar seu emprego em risco

Recrutadores e especialistas em contratações deram as dicas sobre coisas que um candidato deve passar longe de fazer

Magno Oliver Magno Oliver -
Cuidado! Contar essas mentiras no currículo pode colocar seu emprego em risco
(Foto: Captura de tela / youtube)

Como você monta o seu currículo para uma entrevista de emprego? Já contou alguma mentira para um recrutador ou inflou alguma informação nele?

Segundo o Índice de Confiança da consultoria Robert Half, 65% dos recrutadores já eliminaram candidatos por inconsistências ou falsificações no currículo.

Por isso, tome muito cuidado! Segundo eles, contar essas mentiras no currículo vai trazer demissão na certa e sem chance de se redimir.

Cuidado! Contar essas mentiras no currículo pode colocar seu emprego em risco

1. Omitir a verdadeira razão de uma demissão anterior

Alguns profissionais omitem a verdadeira razão da saída de um emprego anterior ou uma demissão sensível. Assim, para evitar questionamentos em excesso, muitos candidatos escondem informações para não gerar desconfiança e se tornarem um alerta para os recrutadores.

2. Inflar bastante a experiência profissional

Alguns candidatos aumentam e inventam experiências profissionais anteriores em seus currículos, o que pode dar muito problema na hora de serem contratados.

3. Superestimar muito nas habilidades técnicas descritas

Muitos candidatos exageram nas habilidades técnicas descritas no currículo. Assim, muitos recrutadores percebem domínio de ferramentas e conhecimentos que, na prática, os candidatos mostram que não entendem muito ou não possuem.

4. Alterar o histórico educacional

Mentir na formação também é uma prática muito frequente entre os candidatos. No entanto, os recrutadores são treinados e percebem diplomas inexistentes ou cursos não concluídos.

5. Falsa proficiência em idiomas

“Inglês avançado”, “Espanhol intermediário”, muitos candidatos aumentam o nível de fluência em um idioma para tentar conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Porém, por mais comum que isso possa parecer, os recrutadores podem descobrir com facilidade ou pode ser motivo até mesmo de uma demissão futura.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade