Influenciador viraliza explicando sobre curiosa origem do nome de Aparecida de Goiânia

Com 103 anos de história, pessoas se confundem com a verdadeira resposta para o nome que referencia a capital

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Aparecida de Goiânia
Vista aérea de Aparecida de Goiânia. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Aparecida de Goiânia comemorou, no último domingo (11), o aniversário de 103 anos de história. Ao mesmo tempo, Goiânia, a cidade-irmã, celebra em 2025, 91 anos desde sua inauguração.

São essas datas que muitas pessoas acabam confundindo. Afinal, se Aparecida de Goiânia é mais antiga que a capital, por que ela tem esse nome? De onde vem o “de Goiânia”?

Foi com esse questionamento que o influenciador Michel de Medeiros (@drones_skyview) viralizou ao explicar a verdadeira origem da cidade.

O vídeo, que desvendou o mistério, somou mais de 28 mil visualizações e 1,4 mil curtidas no TikTok.

Segundo ele, a história é muito mais antiga do que se imagina e está fundada na fé de fazendeiros que doaram terras para a Igreja Católica em 1922, dando início a um pequeno povoado.

“Essa capela foi construída em honra a Nossa Senhora Aparecida, que foi o ponto de partida para o desenvolvimento da região. Nessa época, o povoado passou a ser conhecido como Aparecida”, explicou.

Alguns anos depois, quando ainda não existia Goiânia, o povoado de Aparecida acabou sendo incorporado como um distrito de Hidrolândia, sendo renomeado para Vila Aparecida de Goiás.

Naquele mesmo ano, houve mais uma alteração: o pequeno conglomerado passaria a se chamar Goialândia — assim como uma cidade que hoje, de fato, existe no estado.

“Escolheram esse nome juntando ‘Goiá’ de Goiás com ‘Lândia’ de Hidrolândia. Mas, graças a Deus, a população não aprovou esse nome terrível e ele viria a ser alterado novamente”, explicou.

A mudança final aconteceu só em 1963, quando a cidade de Goiânia, como capital devidamente nomeada, já existia há 30 anos.

Nesse ano, o distrito foi elevado à categoria de cidade e recebeu uma nova nomeação, chegando enfim a ser batizada com o nome que conhecemos: Aparecida de Goiânia.

Nos comentários, internautas polemizaram sobre o assunto — que há tempos vem sendo debatido.

“Acho que Aparecida de Goiânia deveria se chamar Aparecida de Goiás, já que são dois municípios diferentes”, comentou um seguidor.

“Eu achava que Aparecida de Goiânia era um bairro famoso de Goiânia”, disse um turista.

“Tinha que tirar esse ‘de Goiânia'”, sugeriu um internauta. “Isso causaria problemas para todas as empresas que precisariam renovar seus documentos com o novo nome”, rebateu outro.

@drones_skyview Porque Aparecida de Goiânia tem esse nome, sendo que Goiânia ainda não existia em 1922? No dia 11 de Maio, Aparecida de Goiânia completa 103 anos desde a sua fundação. A cidade é a segunda mais populosa de Goiás e tem um grande destaque na composição do PIB do Estado. Porém, de onde eles tiraram a palavra Goiânia pra colocar ali no nome lá em 1922, sendo que Goiânia só teve sua fundação em 1933? E, detalhe, Goiânia nem tinha nome ainda quando foi fundada. Ela só ganhou esse nome em 1935, ou seja, 13 anos depois da fundação de Aparecida. Como assim? Eles sabiam que iriam fazer uma cidade chamada Goiânia? Ou, talvez, Aparecida de Goiânia foi quem emprestou o nome pra nova capital do Estado? #dji #djiglobal #filmmakers #skypic #photoofthedays #drone #phantom4 #mavicpro #dronepilot #droning #aerialphotography #imagem #goiania #gyn #goias ♬ som original – Michel de Medeiros

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias da Grande Goiânia!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade