Pico dos Pireneus pode se tornar patrimônio natural de Goiás

Área é muito procurada para a prática de trilhas, escalada e outras atividades semelhantes

Samuel Leão Samuel Leão -
Pico dos Pireneus pode se tornar patrimônio natural de Goiás

O deputado Antônio Gomide (PT) apresentou o projeto de lei 14496/25, com o objetivo de reconhecer o Pico dos Pireneus, localizado no Parque Estadual dos Pireneus, como Patrimônio Natural, Geográfico, Paisagístico e Cultural de Goiás.

A região, com 1.380 metros de altitude, atravessa os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, e é conhecida por sua importância geológica, sendo uma formação rochosa que separa duas das maiores bacias hidrográficas do continente: Platina e Tocantinense.

O pico também abriga uma flora e fauna rica, com espécies endêmicas como cactos, orquídeas e bromélias. A região é muito procurada para a prática de trilhas e escalada, com regiões “mapeadas” e até batizadas em circuitos e “boulders“– que são rotas de escalada nas pedras e formações rochosas.

Além de sua relevância natural, o Pico dos Pireneus possui forte valor cultural, com destaque para a Capela da Santíssima Trindade, erguida em 1935.

A iniciativa ainda sugere que ações de conservação, como a manutenção de trilhas e sinalização, sejam realizadas por meio de parcerias e sem custos adicionais para o Estado. O projeto segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade