Aterro de Goiânia corre risco de desabamentos e explosões por gestão inadequada, aponta MP

Ao menos 12 pontos foram apontados como "graves descumprimentos legais" e que podem gerar desastres ambientais

Davi Galvão Davi Galvão -
Aterro Sanitário de Goiânia. (Foto: Augusto da Silva/Google)
Aterro Sanitário de Goiânia. (Foto: Augusto da Silva/Google)

Um relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), elaborado ainda no começo do ano, aponta que o aterro municipal de Goiânia corre o risco protagonizar mais um desastre ambiental de grandes proporções, aos moldes do ocorrido em Padre Bernardo.

As informações apontam a falta de monitoramento no local, bem como o manejo inadequado de gases e uma instabilidade estrutural, em sintonia com relatórios do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), conforme divulgado pelo O Popular.

Ao menos 12 pontos foram apontados como “graves descumprimentos legais”, sendo que, desde 2011, o espaço não conta com uma licença ambiental válida. Há, inclusive, o risco de explosões por conta da formação de bolsões de ar em meio aos dejetos.

À imprensa, o promotor Juliano de Barros, que protocolou uma ação que cobra da Prefeitura R$ 45,1 milhões em indenização por danos ambientais e multa, apontou que a gestão de Sandro Mabel (UB) ainda não apresentou solução para a questão.

Uma decisão judicial de abril chegou a interditar o aterro por descumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) e falta de licença, mas a Prefeitura suspendeu a medida.

À época, tanto o Município de Goiânia, quanto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) contestaram, alegando a regularidade do aterro.

Os órgãos também defenderam que a Amma possui competência para o licenciamento ambiental da área, que não existem danos ambientais, e que não há responsabilidade do Município.

À época, o prefeito chegou a criticar a atuação do MP e da Semad, alegando falta de verba para adequar o espaço com as alterações propostas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade