Equatorial Goiás anuncia novidades sobre Nova Tarifa Social; veja como economizar

Benefício é concedido automaticamente, mas é necessário atender critérios

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Tarifa de energia da Equatorial Goiás. (Foto: Divulgação/ Equatorial)
Tarifa de energia da Equatorial Goiás. (Foto: Divulgação/ Equatorial)

A Equatorial Goiás anunciou uma série de novidades que deve beneficiar famílias de baixa renda, com a chegada da Nova Tarifa Social.

O benefício, que começa a valer no próximo sábado (05), entra em vigor por meio de uma medida provisória em território nacional, e garante descontos de 100% na tarifa.

Com a novidade, famílias em situação de vulnerabilidade social não pagarão nada para os primeiros 80 kWh consumidos na conta de luz do mês. Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh/mês, o cliente pagará o valor proporcional ao consumo excedente.

Vale ressaltar que, outras cobranças, como a contribuição para iluminação pública ou parcelamentos de dívidas anteriores, também continuarão sendo processadas normalmente. Ou seja, o desconto será aplicado apenas para o consumo de energia.

Para participar, é necessário cumprir alguns critérios como ter o Cadastro Único Federal (CadÚnico) atualizado; ter renda de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 759); idosos com 65 anos ou mais; e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também tem direito ao benefício famílias com renda de até três salários-mínimos que tenham, entre seus membros, pessoa com deficiência ou doença que exija uso contínuo de equipamento elétrico; e famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no CadÚnico.

Como garantir?

Diferente de outros benefícios, a Tarifa Social de Energia é aplicada automaticamente na conta de luz, desde que os critérios estejam devidamente enquadrados, sem necessidade de solicitação.

Apesar disso, a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é obrigatório a cada dois anos, e em casos em que o beneficiário não for o titular da conta, ele pode realizar o cadastro por meio da Central de Atendimento (0800 062 0196); Agências Presenciais ou Postos de Atendimento Presencial ou do CRAS do município.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade