Motoristas do transporte coletivo em Anápolis entram em greve
Segunda-feira (30) começou difícil para pessoas que dependem do meio modal


A segunda-feira (30) começou com uma paralisação do transporte coletivo em Anápolis, encabeçada pelos motoristas.
O Sindicato Dos Trabalhadores Em Transportes Rodoviários Do Município De Anápolis (Sittra) comanda a movimentação, apontando as demandas dos trabalhadores.
Segundo o presidente, Adair Rodrigues, os profissionais reivindicam a data-base retroativa, relativa a primeiro de junho, que consiste em um reajuste de 10%, e uma reposição salarial de 20%. Também consta entre as exigências um reajuste de 15% no ticket alimentação.
Adair expressou que a paralisação aguarda a “formalização de uma contraproposta à altura” para que os trabalhos retomem a normalidade.
Os ônibus começariam a sair às 04h, mas até o momento nenhum veículo deixou as garagens em razão da greve dos motoristas.
Vale pontuar que a empresa Urban já havia emitido um posicionamento sobre a possibilidade, ao ser provocada pela Rápidas na última semana.
Confira, na íntegra, a nota do diretor jurídico da Urban, Carlos Leão:
“Estamos buscando diálogo com o sindicato para que os serviços sejam restabelecidos.
A lei determina que qualquer reajuste salarial à categoria dependerá de providências prévias por parte da Prefeitura Municipal.
Desde o início do mês as notificações já foram enviadas pela empresa URBAN tanto à prefeitura quanto ao sindicato.
Aguardamos as providências por parte da Administração Pública para buscar o avanço nas negociações. Esperamos que tudo se encaminhe da melhor maneira.
Ressaltamos que o exercício do direito de greve depende da observância dos requisitos legais, como garantia do serviço mínimo e aviso-prévio à população.
Assim, qualquer ato contrário à lei ensejará a adoção das medidas judiciais aplicáveis ao caso.”
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!