Por que Goiânia foi escolhida para ser palco da guerra entre gigantes da tecnologia

Empresa já revelou o motivo da escolha e está a todo o vapor com as atividades na capital

Davi Galvão Davi Galvão -
Por que Goiânia foi escolhida para ser palco da guerra entre gigantes da tecnologia
Vista aérea de prédios em Goiânia. (Foto: Canva)

Em plena atividade há um pouco mais de um mês em Goiânia, o 99Food vem ganhando destaque na capital, que inclusive está sendo a primeira cidade do país no qual a gigante de corridas e entregas por aplicativo escolheu para testar o retorno da modalidade.

Porém, ante a megalópoles nacionais como Rio de Janeiro (SP) ou São Paulo (SP), com mercados consumidores bem maiores, é natural o questionamento sobre a motivação que levou a a companhia chinesa ter escolhido Goiás para o lançamento do projeto piloto.

Assim, a 99 defende que a capital goiana se destaca de forma nacional, tanto pela economia, quanto pela gastronomia, além de outras particularidades que tem a ver com o perfil socioeconômico da população.

Dados recentes mostram que a capital tem se consolidado como polo gastronômico regional. De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares), a capital reúne cerca de 20 mil estabelecimentos entre bares, restaurantes e similares. Ainda conforme o sindicato, o setor movimenta aproximadamente R$ 400 milhões por mês e emprega cerca de 50 mil pessoas.

Além disso, a cidade concentra uma base relevante de motoristas e entregadores parceiros cadastrados na plataforma 99 – mais de 50 mil – o que facilita a operação logística da nova fase da 99Food. Na aceleração, dados do IBGE também apontam que o setor de serviços em Goiás cresceu 3,3% no acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2025.

Ainda, em um comunicado, o diretor sênior de logística da 99, Luis Gamper, destacou que a escolha de Goiânia se deu pelas particularidades e diferentes poderes aquisitivos da capital.

“Goiânia tem uma parte que é mais densa, com um poder aquisitivo maior. Outro lado da cidade tem um poder positivo menor. Isso faz com que consigamos claramente identificar partes do município, entender bem e replicar depois para vários tipos de cidades”, explicou.

Os próprios números da concorrente Ifood provam que a região escolhida não teria sido em vão. Conforme a plataforma, entre janeiro e maio de 2025, o número de pedidos realizados na capital goiana aumentou 11% em comparação com o mesmo período de 2024.

Somente em 2023, por exemplo, dados do Ifood apontam movimentação de R$ 1,5 bilhão no PIB de Goiás, distribuído em diversos setores.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

 

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade