Não é Pirenópolis, nem Alto Paraíso: essa cidade goiana tem paisagens tão lindas quanto qualquer destino turístico famoso
Município é ideal tanto para os amantes de adrenalina e quanto para quem aprecia paisagens


Para os goianos amantes de adrenalina e também de paisagens que parecem ter vindo da tela do cinema, um pequeno município do estado, com pouco mais de 8 mil habitantes, esconde pérolas de tirar o fôlego.
Este é o caso de Mambaí, localizada a pouco mais de 500 km de Goiânia, próximo à divisa com a Bahia. Um dos principais pontos que atraem visitantes para o local é justamente os atrativos naturais perfeitos para o turismo radical.
Cartão-postal da cidade, a Cachoeira do Funil é uma dessas experiências, que encanta tanto os que buscam sossego em meio à natureza quanto os mais aventureiros, que podem se lançar em atividades como pêndulo e rapel.
A queda d’água é acessada pelo interior de uma caverna, pela qual o visitante deve fazer uma trilha de 200 metros – com água batendo no nível da cintura – até sair em uma das bocas do canal subterrâneo.

Cachoeira do Funil. (Foto: Tripadvisor)
Além disso, o município tem se consolidado como um paraíso do ecoturismo por outros motivos, como o caso da Gruta da Tarimba, único habitat conhecido do Ituglanis boticário — um peixe que só existe ali.

Gruta da Tarimba. (Foto: Divulgação)
Outra atração que faz a viagem valer a pena é o Poço Azul, que na verdade é composto por três poços diferentes e oferece um visual único, bem como o Fervedouro do Léo, que chama atenção por seu lago com formação de algas e pela água cristalina sobre a areia marrom.

Poço Azul. (Foto: Site Mala de Aventuras)