Conheça cidade em Goiás formada por imigrantes de três estados do Brasil
Localidade foi elevada à categoria de município em 1958
Localizada a cerca de 340 km de Goiânia, a história do município de Cabeceiras teve, em sua formação, a participação de imigrantes de três estados do Brasil.
Os primeiros habitantes do território vieram da Bahia (BA), de Minas Gerais (MG) e da cidade de Formosa, em Goiás.
Conforme indica o histórico, a criação de gado vacum na região era a principal atividade econômica da época no município, uma vez que os campos eram um ambiente propício para o desenvolvimento.
- Não é São Paulo, nem Rio de Janeiro: terceira maior cidade do mundo fica no Brasil e surpreende
- País constrói quase 70 quilômetros de cerca na fronteira para barrar javalis, proteger indústria bilionária de porcos e transformar o medo de epidemias em um cinturão permanente de biossegurança
- Conheça pequeno país sem moeda própria considerado um dos mais ricos do mundo
Já no final do século XIX, a maior parte do local era ocupada por fazendas, como Santa Bárbara e Monjolo. Atraídas pela região, chegaram a Formosa, vindas da Bahia, Dona Aldonça Gomes da Silva e a filha dela, Dona Lina Gomes da Silva.
Elas compraram terras no sudoeste da cidade e foram as primeiras habitantes do território onde hoje fica o município.
Por volta de 1938, Sebastião Crispiniano Torres, conhecido como Sebastião Torres, e Antônio Ribeiro de Andrade, ou Antônio Baiano, se juntaram ao mineiro José Ribeiro dos Santos e combinaram a transferência da capela trazida de Santa Bárbara para a cabeceira do Córrego Taboquinha.
Cabeceiras foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 2.102, de 14/11/1958, sendo desmembrada de Formosa.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias!







